quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Aeroportos Infraestrutura.

Semana passada falamos do problema de super lotação dos aeroportos, conforme pode ser visto aqui hoje falaremos da infraestrutura, ou na verdade da falta dela.

Não é novidade que os aeroportos brasileiros são pequenos, os seus pátios tem pouco espaço pra manobra, e só agora tão sendo adaptados para receber o A380.

O que poucos ficam sabendo são de incidentes envolvendo aviões nessas manobras no pátio. Ano passado (2011) um 747 da lufthansa colidiu com um 767 da delta, enquanto era rebocado, as 2 empresas perderam muito dinheiro com esse incidente, mas por sorte não foi grave. Leiam na integra a notícia falando desse incidente.

A movimentação de aeronaves no solo de um aeroporto durante as operações de reboque ou pushback requerem um grau de atenção extremamente alto, aliado a um ótimo senso de julgamento.

Ontem aconteceu um incidente onde duas aeronaves acabaram se chocando durante um procedimento de reboque.

Aeronaves são como taças de cristal, extremamente resistentes para o que foram projetadas, mas extremamente frágeis em casos de colisões, dado a quantidade de massa (peso) e inércia envolvidos em um choque.

O incidente em questão foi entre um Boeing 747 e um Boeing 767.

O Boeing 747-400 estava sendo rebocado para a posição de saída, ainda no procedimento inicial de ré, quando durante a curva a sua asa direita se chocou com o profundor direito do Boeing 767. Felizmente as superfícies que se tocaram eram de Honeycomb e apesar do imenso prejuízo para as duas empresas envolvidas, danos maiores não ocorreram.
Este é o pátio onde ocorreu o incidente, a seta vermelha indica onde o B767 estava e a seta preta indica onde o B747 estava.
 O Boeing 767 sofreu a maior avaria do ponto de vista técnico, já que uma superfície primária de controle de voo foi atingida, o que vai requerer extensos trabalhos para substituição da superfície e “rigagem” (ajustes).
Pedaço do profundor:


A avaria no Jumbo, apesar de também ter sido grave, ficou localizada apenas no winglet.


O winglet no Boeing 747-400 pode ser removido e ainda assim a aeronave é capaz de voar com passageiros sem problemas, bastando que se apliquem penalidades de performance no voo, por exemplo, o consumo de combustível aumenta 2.5%, o peso de decolagem diminui na ordem de 15 toneladas, etc.

Aqui a foto do Jumbo sem o winglet:
 Como pode ver incidentes acontecem e irão acontecer por causa da falta de um bom aeroporto. A falta de aeroportos grandes é um grande problema sim pra nossa aviação, acaba impedindo empresas aéreas usarem aeronaves maiores para o nosso país porém ainda tem outros problemas para serem discutidos.

O nosso país também tem falta de bons equipamentos em especial sistema de aproximação mais modernos. Isso não acontece em todos os aeroportos, mas uma boa parte de nossos aeroportos ainda funcionam apenas com sistema de aproximação visual(sem o uso de equipamentos para guiar até a pista), o que dificulta para o piloto, além de ficar inoperante em casos de pouca visibilidade.

As pessoas não pensam muito nisso, mas se um aeroporto fechar por não ter bons equipamentos, vários voos que dependeriam de aviões que sairiam daquele aeroporto vão atrasar também criando um efeito dominó que poderia afetar o Brasil inteiro.

Esse assunto é muito grande e irei parar por aqui, irei falar mais na semana que vem.

Discussão: E vocês o que acham dos nosso aeroportos? Acham que precisam melhorar ou estão bom como estão? Espero a opinião de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário