terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Entrevista com: Rodrigo de Paula David

O nosso entrevistado chama-se Rodrigo de Paula David, tem 38 anos e exerce o trabalho de aeronauta. 




André: Rodrigo quando e como começou a gostar da aviação?
Rodrigo: Comecei a gostar quando tinha 5 anos de idade, era e ainda sou muito entusiasmado.
André: Algum motivo especial pra começar a gostar ou simplesmente aconteceu?
Rodrigo: simplesmente aconteceu. Só pensava em avião mas, fui amadurecer a idéia de que poderia ser piloto com uns 15 anos. Quando fiz 17 meu pai me colocou no carro e quando vi estava em um aeroclube. Ele disse: é isso que você quer? Então tá ai. Fiz um voo de demostração e à partir daquele momento em diante não parei mais.
André: Para os que não conhecem muito sobre aviação gostaria de nos falar qual a função de um aeronauta?
Rodrigo: Sim é antes de tudo amar o que faz pra poder fazer bem feito. Ter responsabilidade e se dedicar principalmente na fase de aprendizado. Não é uma vida facil principalmente pra quem tem família(esposa e filhos). A profissão exige muito tempo fora de casa. Sou solteiro então tudo fica mais fácil.
André: Aeronauta então são os famosos pilotos?
Rodrigo: Inicia um processo de treinamento basico onde envolve CRM, doutrina, treinamento de combate a incendio e sobrevivência na selva. Tudo ministrado pela empresa ou tercerizadas um aeronauta é quem trabalha embarcado comissarios acredito que também sejam aeronautas, aeroviario é quem trabalha em solo.
André: Aeronauta então são todos que trabalham no céu, são os "passarinhos" da aviação, brincadeiras a parte foi difícil pra você começar a ser um Piloto? Teve incentivo de sua família ou fez tudo sozinho?
Rodrigo: Tive muito incentivo dos meu pais, a parte dificil foi que na época em que comecei nao existiam muitos empregos na comercial era muito concorrido. Logo após me formar piloto comercial comecei a dar instrução de voo no aeroclube de São José dos Campos onde me formei isso foi em 1994.
Fiquei dando instrução por 4 anos, lancei paraquedista e voei um seneca pra um fazendeiro nesse ponto eu acho que foi muito bom. Porque eu passei por varias etapas que considero importante pra um aviador voei vários avioes da aviação geral isso contribuiu para a qualidade de pilotagem. Experiência pé e mão.
 na epoca não tinha muita expectativa de entrar na comercial por ser muito difícil em 1997 entrei na Passaredo com 3000 horas de voo. Hoje um piloto se forma e com 200 horas de voo consegue emprego com muita facilidade.
André: Até os anos 2000~2005 empresas pequenas pediam de 1500 a 3000 horas de voo e as grande geralmente acima de 5000 horas de voo. 
Rodrigo: O Brasil vai crescer muito ainda nessa aréa, infelizmente não como deveria pela falta de infraestrutura. Não houve incentivo por parte do governo
 não houve incentivo por parte do governo
André: Você tocou em um assunto que eu reclamo muito no meu blog que é a falta de infraestrutura. Você concorda que os aeroportos brasileiros, se não todos a maioria é pequeno e mal feito?
Rodrigo: 75% da população Americana usa o serviço aéreo, aqui no Brasil não passa de 7%.
André: Eu tive a oportunidade de conhecer aeroportos americanos como o de Dallas e o JFK.E uns não tão grandes. E todos eles pareciam muito melhor que o de guarulhos que é o principal do Brasil.
Rodrigo: Sim lá você tem uma cidade com 12 mil habitantes e uma pista com todo apoio a navegação e uma frequência de pelo menos 20 voos de linha passando pela cidade em Ilheus por exemplo um avião comercial tem que manter espera sobre o aeroporto. Porque o patio só tem lugar pra 3 aeronaves de medio porte.
Rodrigo: Já voei fora e foi muito bom.
André: Poderia me citar uma lista de aeroportos que você considera muito precários?
Rodrigo: Todos nossos aeroportos são precarios
André: É vou ter que concordar.
Rodrigo: Para o que o país se comprometeu...não vai dar conta  
André: já que estamos falando de infraestrutura. o país não tem Piloto, nem aeroporto, e vai receber uma copa do mundo, o que você pensa sobre isso?
Rodrigo: vai ser bom pro país, pois nós vamos nos dar conta do quanto atrasado somos. Desculpe a sinceridade. Algumas empresas que alem de não saber valorizar o funcionario, adotam um clima de terrorismo para intimidar o trabalhador.
Rodrigo: Mas, não vamos discutir politica aqui
André: Voltando as coisas boas da aviação, você voa qual modelo de aeronave?
Rodrigo: No momento estou voando Airbus 318, 319 e 320
André: Você gosta dos aviões que voa? Tem algum avião preferido que gostaria de voar no futuro?
Rodrigo: Antes de voar Airbus fui um pouco influênciado por pessoas que criticavam de forma má o avião pessoas que não conheciam e o julgavam. Hoje estou em estado de graça com o Airbus. É uma avião maravilhoso e extremamente seguro.
Rodrigo: Tenho vontade de voar o Boeing pra ver como é mas, meu maior prazer é acrobacia.
André: O meu sonho é voar um 777.
Rodrigo: O meu é de voar um 787
André: Que bom que tocou no assunto, o que você acha do 787?
Rodrigo: Um luxo, avião fantastico além de lindo uma obra prima da aviação pois é o que temos de mais moderno e sofisticado.
André: Você deve saber dos projetos para tornar o avião algo totalmente limpo que são combustíveis a hidrogênio ou o caso de um reator nuclear o que você pensa sobre isso?
Rodrigo: Sim envolve muita tecnologia de materiais pra tornar isso possivel mas, estamos um pouco longe disso acredito.
Rodrigo: Uma conversa que me agradou muito foi a retomada da produção do Fokker 100, excelente avião, eu voei por 3 anos e fui muito feliz nele.
André: Sim a fokker vai instalar uma fábrica em goiania.
Rodrigo: tomara
André: Como você voou nesse avião gostaria de fazer uma pergunta. No Brasil esse avião ganhou a fama de perigoso. O que você tem a dizer sobre isso?
Rodrigo: Quando esse avião foi utilizado no passado aqui no Brasil eles já eram muito velhos e a manutenção deles era precaria. Hoje os que estão operando vieram da Americam airlines e foram bem cuidados. E continuam sendo.
André: Eu tive a oportunidade de voar num fokker 100 da Avianca Brasil em novembro. Além de toda a tripulação ser muito legal o comandante e coPiloto me receberam muito bem e o voo foi bem tranquilo.
Rodrigo: A Avianca Brasil é famosa pelo ótimo clima de trabalho.
André: Eles me falaram que o sistema de navegação do fokker da avianca era moderno.
Rodrigo: É sim
André: E que muita coisa havia sido mudada, pro avião ser eficiente e seguro
Rodrigo: É uma avião muito confiável e moderno pra época dele.
André: Domo foi sua carreira? fale um pouco das empresas que passou até chegar na atual.
Rodrigo: Comecei na passaredo voando Brasilia em 1997 e lá fiquei por 3 anos, foi uma fase ótima porque o Brasilia é uma escola. Tinha 23 anos. Com 25 chequei o PLA mas, a Passaredo fechou no final de 1999. Fiquei 2 anos desempregado e depois fui voar Brasília também na Interbrasil onde fiquei por 1 ano quebrou também. Ai cheguei a desistir da aviação.
Rodrigo: No final de 2003 um amigo que trabalha na embraer me chamou pra voar Brasilia na Colombia e voltei pra aviação. Fui promovido a comandante lá na Colômbia. Em 2005 entrei na Oceanair também pra voar Brasília. Fui chefe do Brasília na Oceanair e depois promovido pra voar fokker 100 que voei por 3 anos e fui pro Airbus a 6 meses atrás. Hoje estou com 8 mil horas.
André: Qual foi o lugar que você mais gostou de voar?
Rodrigo: Todos foram ótimos mas, estou mais realizado na Avianca tenho 7 anos de Avianca e já antigo na empresa. Assim que chegar os A330 eu vou pros primeiros.
André: E qual foi o destino que você mais gostou? Fale uma cidade e um aeroporto.
Rodrigo: Medellin aeroporto Olaya Herrera(aeroporto) e Cartagena(cidade)
André: Alguma cidade que você tem vontade de voar?
Rodrigo: Moscou
André: Alguma empresa que você teria vontade de trabalhar?
Rodrigo: Nada em mente.
André: Já que falamos sobre sua história então nos conte do seu presente, como é o seu dia a dia?
Rodrigo: Como estou voando o Airbus a pouco tempo estou bem empolgado com a máquina. As vezes tenho que acordar muito cedo pra voar e quando lembro que vou voar numa máquina dessas eu ja ganhei meu dia. A escala na Avianca é bem tranquila e não temos ainda voos de madrugada somente o Bogota que decola as 2 da manhã. 
André: E como é o relacionamento interno? 
Rodrigo: Tenho um relacionamento muito bom com meus colegas de trabalho e acho isso muito importante. No geral meu dia a dia é bem tranquilo.
André: Muitos acham que o Piloto só chega e Pilota o avião, poderia nos dizer como é a preparação antes de entrar no avião que quase ninguém conhece?
Rodrigo: Na comercial nos apresentamos 1 hora antes do voo, faço o planejamento do voo com o copiloto e um briefing com toda a tripulação passando todas as informações do voo e comentamos sobre a segurança do voo. Levamos em torno de 20 minutos pra preparar o avião enquanto se da o embarque. Rumo a pista e só alegria. Na comercial é mais sossegado porque você tem toda uma equipe, entao sua preocupação é entrar no aviao, voar e quando sai do avião vai direto pra casa.
Rodrigo: Diferente de uma executiva onde você tem que administrar tudo em relação ao avião. Temos cursos periódicos em sala de aula também, como CRM IFR cargas perigosas, etc.
André: Prefere trabalhar com carga ou passageiros?
Rodrigo: Nunca trabalhei com carga, mas dizem que muito bom. Devo começar com carga em breve voando A330 na Avianca.
André: Com carga não tem uns passageiros chatos pedindo pra visitar a cabine . Tipo eu.
Rodrigo: Só tive problema com passageiro 1 vez. Tive que desembarcá-lo porque ele desacatou um membro da minha tripulação. Ele estava embriagado e a comissária me avisou. Ao pousar em Salvador ele se alterou e chamou a comissária de desqualificada.
André: Antes de ir tem algo a dizer pros que estão lendo?
Rodrigo: Desejo um excelente 2012 e muita paz no coração!!!
André: E pros futuros aviadores?
Rodrigo: A vocês futuros aviadores ótimos ventos e fly safe.
Rodrigo: Já ajudei muita gente na aviação e agora mais postando os videos que servem de motivação pra quem começou e está começando.
André: Um grande abraço e se cuida.
Rodrigo: Um grande abraço a você e a todos.

Estou no aeroporto esperando meu voo que eh soh as 11 da noite, amanha eu atualizo o blog prometo! Aproveitem a entrevista.

3 comentários:

  1. Rodrigo voce e motivacao para que tenho 10 anos e meu pai que admiro muito que esta terminando o curso de pilotagem gostei da entrevista continue postando seus video inclusive oque eu mais gosto e o we own this sky e sail

    ResponderExcluir
  2. queria saber uma informaçao tenho 14 anos meu nome é david eu quero ser piloto é meu sonho.. Mas com quantos anos posso comessar as aulas??

    ResponderExcluir
  3. amos os videos do rodrigo: this world, sail, in the game...

    ResponderExcluir