quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aviões, BOEING 747.

Olá pra todos hoje vou falar de um grande avião da nossa história, o incrível 747. Esse foi o maior avião de passageiros do mundo, além de já ter sido usado para lançar o onibus espacial.

Ônibus espacial se separando do 747

História

 Para falar da história desse avião vou deixar um documentário da discovery channel explicar por mim. São 5 vídeos que contam tudo desse incrível avião.
                                        
O 747 PARTE 1

O 747 PARTE 2

O 747 PARTE 3

O 747 PARTE 4

O 747 PARTE 5

Sobre o Avião

Boeing 747 é um avião widebody(grande corpo) de longo alcance, projetado e produzido pela companhia norte-americana Boeing. Primeiro widebody da história, mede duas vezes e meia o tamanho do Boeing 707, até então o maior aeronave de longo alcance da década de 1960.

O boeing 707.

Apelidade de Jumbo,é o avião mais conhecido da história da aviação e manteve o recorde de passageiros transportados por 37 anos, desde seu primeiro voo, em 1970.
É um quadrimotor turborreator que apresentou a primeira configuração double decker (dois andares em parte da aeronave) da aviação, que constitui sua característica física mais notável: a corcova súpero-anterior. A Boeing projetou o andar superior ao pavimento para servir como um salão, primeira classe ou para lugares extras, e permitir que as aeronaves fossem facilmente convertidas em cargueiros através da remoção de assentos e pela instalação de uma porta de carga na sua parte dianteira.

Corcova do 747

À época de seu desenvolvimento, a Boeing esperava produzir logo aviões supersônicos, o que seria prejudicial ao jumbo se este não fosse conversível. Por isso esperavam a venda de no máximo 400 unidades, até que se tornasse obsoleto, mas ele excedeu as previsões dos críticos do projeto, ultrapassando a marca de 1.000 unidades em 1993, e em junho de 2009 a marca era de 1.416 aeronaves em 107 configurações diferentes. O avião ainda é produzido e está disponível nas configurações para passageiros, cargas e outros (executivo e militar).

O primeiro boeing 747

modelo 747-400, a versão mais conhecida, está entre os mais rápidos aviões em serviço, com velocidade de cruzeiro de aproximadamente 913 km/h e um alcance geodésico aproximado de 13 450 km (alcance intercontinental). Esta versão, na configuração para transporte de pessoas, pode acomodar 416 passageiros (típica de três classes, comum em voos internacionais) ou 524 passageiros (típica de duas classes, comum em voos curtos e domésticos).

Boeing 747-400

No modelo 747-800, versão atual, a velocidade foi mantida, mas a autonomia de voo aumentou para 14 815 km, e o peso máximo de decolagem elevado para 442 250 kg. O mesmo aconteceu com o número máximo de passageiros. Ele passou de 524 para 581, na versão configurada com duas classes. A versão com três classes agora, pode, receber até 467 passageiros.

747-8 o modelo mais novo.

Especificações Técnicas

Measurement747-100B747-200B747-300747-400
747-400ER
747-8I
Tripulação do CockpitTrêsDois
Capacidade de pessoas452 (2-class)
366 (3-class)
496 (2-class)
412 (3-class)
660 (1-class)
524 (2-class)
416 (3-class)
467 (3-class)
Comprimento231 ft 10 in (70.6 m)250 ft 2 in (76.25 m)
Comprimento interno da cabine20 feet (6.1 m)
Comprimento da asa195 ft 8 in (59.6 m)211 ft 5 in (64.4 m)224 ft 7 in (68.5 m)
Área da asa5,500 ft2 (510.95 m2)5,650 ft2 (525 m2)5963 ft2 (554 m2)
Angulação da asa37.5º



Altura63 ft 5 in (19.3 m)63 ft 8 in (19.4 m)63 ft 6 in (19.4 m)
Peso dele vazio358,000 lb
(162,400 kg)
383,000 lb
(174,000 kg)
392,800 lb
(178,100 kg)
393,263 lb
(178,756 kg)
ER: 406,900 lb
(184,600 kg)
472,900 lb
(214,503 kg)
Peso máximo de decolagem735,000 lb
(333,390 kg)
833,000 lb
(377,842 kg)
875,000 lb
(396,890 kg)
ER: 910,000 lb
(412,775 kg)
975,000 lb
(442,253 kg)
Velocidade de cruzeiro
(a 35,000 ft (11,000 m) altitude)
Mach 0.84
(555 mph, 893 km/h, 481 knots )
Mach 0.85
(567 mph, 913 km/h, 493 kn)
ER: Mach 0.855
(570 mph, 918 km/h, 495 kn)
Mach 0.855
(570 mph, 918 km/h, 495 kn)
Velocidade máximaMach 0.89
(594 mph, 955 km/h, 516 kn)
Mach 0.92
(614 mph, 988 km/h, 533 kn)
Comprimento de decolagem com a carga máxima10,466 ft (3,190 m)10,893 ft (3,320 m)9,902 ft (3,018 m)
ER: 10,138 ft (3,090 m)
10,138 ft (3,090 m)
Distância percorrida com a carga máxima5,300 nmi
(9,800 km)
6,850 nmi
(12,700 km)
6,700 nmi
(12,400 km)
7,260 nmi
(13,450 km)
ER: 7,670 nmi
(14,205 km)
8,000 nmi
(14,815 km)
Capacidade máxima de combustível48,445 U.S. gal
(40,339 imp gal/183,380 L)
52,410 U.S. gal
(43,640 imp gal/199,158 L)
57,285 U.S. gal
(47,700 imp gal/216,840 L)
ER: 63,705 U.S. gal
(53,045 imp gal/241,140 L)
64,225 U.S. gal
(53,478 imp gal/243,120 L)
Modelo das turbinasPW JT9D-7A/-7F/-7J
RR RB211-524B2
PW JT9D-7R4G2
GE CF6-50E2
RR RB211-524D4
PW JT9D-7R4G2
GE CF6-80C2B1
RR RB211-524D4
PW 4062
GE CF6-80C2B5F
RR RB211-524G/H
ER: GE CF6-80C2B5F
GEnx-2B67
Força de cada turbinaPW 46,500 lbf
(207 kN)
RR 50,100 lbf
(223 kN)
PW 54,750 lbf (244 kN)
GE 52,500 lbf (234 kN)
RR 53,000 lbf
(236 kN)
PW 54,750 lbf
(244 kN)
GE 55,640 lbf
(247 kN)
RR 53,000 lbf (236 kN)
PW 63,300 lbf (282 kN)
GE 62,100 lbf (276 kN)
RR 59,500/60,600 lbf (265/270 kN)
ER: GE 62,100 lbf
(276 kN)
66,500 lbf
(296 kN)




Extras

Vídeos:
747 pousando em Kai-Tak Hong Kong com ventos fortes

747 pousando em guarulhos

5 comentários:

  1. Alguém poderia me responder por que a Boeing não consegue (ou não quer)completar o andar superior do 747, até o final da fuselagem?

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  2. Isso é fácil de responder, o 747 é um avião que tem uma corcova se ele completar o avião ele não será mais o 747. A boeing não está interessada agora em aviões gigantes de 2 andares ela está investindo em aviões menores com capacidade de viajar o mundo. Talvez a boeing lance um 797 double deck com toda a tecnologia empregada no 787 mas, isso não deve acontecer em breve.

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  3. A Boing lançou o primeiro avião comercial com 2 andares em 1946. Era o Boing 377 StratTratou-se doTratoU-se.Operou até 1960.
    1 andar para passageiros e um para Azerbaijão,lounge etc...O luxo da época.

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  4. Fiz uma viagem dos USA para o Brasil em um aviao classe unica que possuia 11 fileiras de assentos (3+5+3) ao longo de toda cabine. Nunca mais vi uma configuração assim. Voce saberia me dizer que aeronave era esta? Deve fazer uns 10 ou 15 anos.

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  5. Sobre o comentário/pergunta acima.
    Para responder pode usar o e-mail:
    eng.manoelmendes@gmail.com
    Obrigado

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