sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Noticias
Ola a todos eu estou viajando e estou com um notebook que eh muito ruim pra postar, a bateria ta com problema. Eu vou tentar trazer um post legal esse final de semana. Peco sinceras desculpas mas o blog voltara a ativa esse fds eu prometo.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Entrevista com: Rodrigo de Paula David
O nosso entrevistado chama-se Rodrigo de Paula David, tem 38 anos e exerce o trabalho de aeronauta.
André: Rodrigo quando e como começou a gostar da aviação?
Rodrigo: Comecei a gostar quando tinha 5 anos de idade, era e ainda sou muito entusiasmado.
André: Algum motivo especial pra começar a gostar ou simplesmente aconteceu?
Rodrigo: simplesmente aconteceu. Só pensava em avião mas, fui amadurecer a idéia de que poderia ser piloto com uns 15 anos. Quando fiz 17 meu pai me colocou no carro e quando vi estava em um aeroclube. Ele disse: é isso que você quer? Então tá ai. Fiz um voo de demostração e à partir daquele momento em diante não parei mais.
André: Para os que não conhecem muito sobre aviação gostaria de nos falar qual a função de um aeronauta?
Rodrigo: Sim é antes de tudo amar o que faz pra poder fazer bem feito. Ter responsabilidade e se dedicar principalmente na fase de aprendizado. Não é uma vida facil principalmente pra quem tem família(esposa e filhos). A profissão exige muito tempo fora de casa. Sou solteiro então tudo fica mais fácil.
André: Aeronauta então são os famosos pilotos?
Rodrigo: Inicia um processo de treinamento basico onde envolve CRM, doutrina, treinamento de combate a incendio e sobrevivência na selva. Tudo ministrado pela empresa ou tercerizadas um aeronauta é quem trabalha embarcado comissarios acredito que também sejam aeronautas, aeroviario é quem trabalha em solo.
André: Aeronauta então são todos que trabalham no céu, são os "passarinhos" da aviação, brincadeiras a parte foi difícil pra você começar a ser um Piloto? Teve incentivo de sua família ou fez tudo sozinho?
Rodrigo: Tive muito incentivo dos meu pais, a parte dificil foi que na época em que comecei nao existiam muitos empregos na comercial era muito concorrido. Logo após me formar piloto comercial comecei a dar instrução de voo no aeroclube de São José dos Campos onde me formei isso foi em 1994.
Fiquei dando instrução por 4 anos, lancei paraquedista e voei um seneca pra um fazendeiro nesse ponto eu acho que foi muito bom. Porque eu passei por varias etapas que considero importante pra um aviador voei vários avioes da aviação geral isso contribuiu para a qualidade de pilotagem. Experiência pé e mão.
na epoca não tinha muita expectativa de entrar na comercial por ser muito difícil em 1997 entrei na Passaredo com 3000 horas de voo. Hoje um piloto se forma e com 200 horas de voo consegue emprego com muita facilidade.
André: Até os anos 2000~2005 empresas pequenas pediam de 1500 a 3000 horas de voo e as grande geralmente acima de 5000 horas de voo.
Rodrigo: O Brasil vai crescer muito ainda nessa aréa, infelizmente não como deveria pela falta de infraestrutura. Não houve incentivo por parte do governo
não houve incentivo por parte do governo
André: Você tocou em um assunto que eu reclamo muito no meu blog que é a falta de infraestrutura. Você concorda que os aeroportos brasileiros, se não todos a maioria é pequeno e mal feito?
Rodrigo: 75% da população Americana usa o serviço aéreo, aqui no Brasil não passa de 7%.
André: Eu tive a oportunidade de conhecer aeroportos americanos como o de Dallas e o JFK.E uns não tão grandes. E todos eles pareciam muito melhor que o de guarulhos que é o principal do Brasil.
Rodrigo: Sim lá você tem uma cidade com 12 mil habitantes e uma pista com todo apoio a navegação e uma frequência de pelo menos 20 voos de linha passando pela cidade em Ilheus por exemplo um avião comercial tem que manter espera sobre o aeroporto. Porque o patio só tem lugar pra 3 aeronaves de medio porte.
Rodrigo: Já voei fora e foi muito bom.
André: Poderia me citar uma lista de aeroportos que você considera muito precários?
Rodrigo: Todos nossos aeroportos são precarios
André: É vou ter que concordar.
Rodrigo: Para o que o país se comprometeu...não vai dar conta
André: já que estamos falando de infraestrutura. o país não tem Piloto, nem aeroporto, e vai receber uma copa do mundo, o que você pensa sobre isso?
Rodrigo: vai ser bom pro país, pois nós vamos nos dar conta do quanto atrasado somos. Desculpe a sinceridade. Algumas empresas que alem de não saber valorizar o funcionario, adotam um clima de terrorismo para intimidar o trabalhador.
Rodrigo: Mas, não vamos discutir politica aqui
André: Voltando as coisas boas da aviação, você voa qual modelo de aeronave?
Rodrigo: No momento estou voando Airbus 318, 319 e 320
André: Você gosta dos aviões que voa? Tem algum avião preferido que gostaria de voar no futuro?
Rodrigo: Antes de voar Airbus fui um pouco influênciado por pessoas que criticavam de forma má o avião pessoas que não conheciam e o julgavam. Hoje estou em estado de graça com o Airbus. É uma avião maravilhoso e extremamente seguro.
Rodrigo: Tenho vontade de voar o Boeing pra ver como é mas, meu maior prazer é acrobacia.
André: O meu sonho é voar um 777.
Rodrigo: O meu é de voar um 787
André: Que bom que tocou no assunto, o que você acha do 787?
Rodrigo: Um luxo, avião fantastico além de lindo uma obra prima da aviação pois é o que temos de mais moderno e sofisticado.
André: Você deve saber dos projetos para tornar o avião algo totalmente limpo que são combustíveis a hidrogênio ou o caso de um reator nuclear o que você pensa sobre isso?
Rodrigo: Sim envolve muita tecnologia de materiais pra tornar isso possivel mas, estamos um pouco longe disso acredito.
Rodrigo: Uma conversa que me agradou muito foi a retomada da produção do Fokker 100, excelente avião, eu voei por 3 anos e fui muito feliz nele.
André: Sim a fokker vai instalar uma fábrica em goiania.
Rodrigo: tomara
André: Como você voou nesse avião gostaria de fazer uma pergunta. No Brasil esse avião ganhou a fama de perigoso. O que você tem a dizer sobre isso?
Rodrigo: Quando esse avião foi utilizado no passado aqui no Brasil eles já eram muito velhos e a manutenção deles era precaria. Hoje os que estão operando vieram da Americam airlines e foram bem cuidados. E continuam sendo.
André: Eu tive a oportunidade de voar num fokker 100 da Avianca Brasil em novembro. Além de toda a tripulação ser muito legal o comandante e coPiloto me receberam muito bem e o voo foi bem tranquilo.
Rodrigo: A Avianca Brasil é famosa pelo ótimo clima de trabalho.
André: Eles me falaram que o sistema de navegação do fokker da avianca era moderno.
Rodrigo: É sim
André: E que muita coisa havia sido mudada, pro avião ser eficiente e seguro
Rodrigo: É uma avião muito confiável e moderno pra época dele.
André: Domo foi sua carreira? fale um pouco das empresas que passou até chegar na atual.
Rodrigo: Comecei na passaredo voando Brasilia em 1997 e lá fiquei por 3 anos, foi uma fase ótima porque o Brasilia é uma escola. Tinha 23 anos. Com 25 chequei o PLA mas, a Passaredo fechou no final de 1999. Fiquei 2 anos desempregado e depois fui voar Brasília também na Interbrasil onde fiquei por 1 ano quebrou também. Ai cheguei a desistir da aviação.
Rodrigo: No final de 2003 um amigo que trabalha na embraer me chamou pra voar Brasilia na Colombia e voltei pra aviação. Fui promovido a comandante lá na Colômbia. Em 2005 entrei na Oceanair também pra voar Brasília. Fui chefe do Brasília na Oceanair e depois promovido pra voar fokker 100 que voei por 3 anos e fui pro Airbus a 6 meses atrás. Hoje estou com 8 mil horas.
André: Qual foi o lugar que você mais gostou de voar?
Rodrigo: Todos foram ótimos mas, estou mais realizado na Avianca tenho 7 anos de Avianca e já antigo na empresa. Assim que chegar os A330 eu vou pros primeiros.
André: E qual foi o destino que você mais gostou? Fale uma cidade e um aeroporto.
Rodrigo: Medellin aeroporto Olaya Herrera(aeroporto) e Cartagena(cidade)
André: Alguma cidade que você tem vontade de voar?
Rodrigo: Moscou
André: Alguma empresa que você teria vontade de trabalhar?
Rodrigo: Nada em mente.
André: Já que falamos sobre sua história então nos conte do seu presente, como é o seu dia a dia?
Rodrigo: Como estou voando o Airbus a pouco tempo estou bem empolgado com a máquina. As vezes tenho que acordar muito cedo pra voar e quando lembro que vou voar numa máquina dessas eu ja ganhei meu dia. A escala na Avianca é bem tranquila e não temos ainda voos de madrugada somente o Bogota que decola as 2 da manhã.
André: E como é o relacionamento interno?
Rodrigo: Tenho um relacionamento muito bom com meus colegas de trabalho e acho isso muito importante. No geral meu dia a dia é bem tranquilo.
André: Muitos acham que o Piloto só chega e Pilota o avião, poderia nos dizer como é a preparação antes de entrar no avião que quase ninguém conhece?
Rodrigo: Na comercial nos apresentamos 1 hora antes do voo, faço o planejamento do voo com o copiloto e um briefing com toda a tripulação passando todas as informações do voo e comentamos sobre a segurança do voo. Levamos em torno de 20 minutos pra preparar o avião enquanto se da o embarque. Rumo a pista e só alegria. Na comercial é mais sossegado porque você tem toda uma equipe, entao sua preocupação é entrar no aviao, voar e quando sai do avião vai direto pra casa.
Rodrigo: Diferente de uma executiva onde você tem que administrar tudo em relação ao avião. Temos cursos periódicos em sala de aula também, como CRM IFR cargas perigosas, etc.
André: Prefere trabalhar com carga ou passageiros?
Rodrigo: Nunca trabalhei com carga, mas dizem que muito bom. Devo começar com carga em breve voando A330 na Avianca.
André: Com carga não tem uns passageiros chatos pedindo pra visitar a cabine . Tipo eu.
Rodrigo: Só tive problema com passageiro 1 vez. Tive que desembarcá-lo porque ele desacatou um membro da minha tripulação. Ele estava embriagado e a comissária me avisou. Ao pousar em Salvador ele se alterou e chamou a comissária de desqualificada.
André: Antes de ir tem algo a dizer pros que estão lendo?
Rodrigo: Desejo um excelente 2012 e muita paz no coração!!!
André: E pros futuros aviadores?
Rodrigo: A vocês futuros aviadores ótimos ventos e fly safe.
Rodrigo: Já ajudei muita gente na aviação e agora mais postando os videos que servem de motivação pra quem começou e está começando.
André: Um grande abraço e se cuida.
Rodrigo: Um grande abraço a você e a todos.
Estou no aeroporto esperando meu voo que eh soh as 11 da noite, amanha eu atualizo o blog prometo! Aproveitem a entrevista.
domingo, 15 de janeiro de 2012
Aniver + Atrazo
Hoje é meu aniversário weeee :p, eu não pude postar a entrevista ainda pois estou esperando o entrevistado liberar ela pra eu postar. Assim que ele confirmar eu posto aqui pra vocês.
Então pro final de semana não ficar em branco
Alguns videos que eu fiz no Flight Simulator X e alguns videos que eu gosto da net.
Então pro final de semana não ficar em branco
Alguns videos que eu fiz no Flight Simulator X e alguns videos que eu gosto da net.
JFK A330 FSX
CGH Piper 180F FSX
TAM A330 POUSANDO NO JFK
Vários aviões pousando em congonhas
PROMETO TRAZER A ENTREVISTA LOGO QUE FOR LIBERADA!
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
É SEXTA O/
Boa noite a todos. Hoje é sexta o dia livre então eu vim trazer vídeos e uma grande novidade para o blog!
NOVIDADE!!
Sábado vai ser O DIA DA ENTREVISTA! Todo o sábado iremos postar uma entrevista, seja com piloto, comissário, amantes da aviação, equipe de solo enfim todo o tipo de pessoa relacionada a aviação. Então SE PREPAREM PRA MAIS ESSA NOVIDADE DO BLOG!
E pra comemorar iremos postar um vídeo do nosso primeiro entrevistado o Rodrigo.
Aproveitem o vídeo e aproveitem essa novidade amigos!
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Aeroporto: Infraestrutura parte 2.
Semana passada começamos a falar sobre a falta de infraestrutura dos aeroportos brasileiros.
Hoje irei falar sobre a outra parte dos aeroportos que é a parte de entretenimento que os nosso aeroportos infelizmente não possuem. É comum você chegar com fome em um aeroporto e são poucos os nosso aeroportos que possuem restaurantes, um exemplo é o aeroporto de guarulhos que embora seja o mais movimentado do país conta com poucos tipo de comida comum tendo sempre que ir para as franquias por serem mais rápido.
É claro que isso não é um problema restrito aos aeroportos grandes, a maioria dos aeroportos pequenos não tem se quer uma lanchonete ou um lugar bom para ficar esperando seus familiares e amigos. Um exemplo disso é o aeroporto de maringa que embora seja bonito e moderno não possui nada por dentro para passar o tempo.
Outro problema no Brasil é a falta de coisas dentro da área de embarque, após embarcado não existe um restaurante apenas algumas poucas lanchonetes o que é uma pena. As vezes o voo atrasa e você não tem a possibilidade de comer alguma coisa.
Discussão: O que você acha dos aeroportos brasileiros acha que falta área de refeição bem como uma área mais ampla para se passar o tempo? Deixe sua opinião.
Hoje irei falar sobre a outra parte dos aeroportos que é a parte de entretenimento que os nosso aeroportos infelizmente não possuem. É comum você chegar com fome em um aeroporto e são poucos os nosso aeroportos que possuem restaurantes, um exemplo é o aeroporto de guarulhos que embora seja o mais movimentado do país conta com poucos tipo de comida comum tendo sempre que ir para as franquias por serem mais rápido.
Visão da asa c em guarulhos
É claro que isso não é um problema restrito aos aeroportos grandes, a maioria dos aeroportos pequenos não tem se quer uma lanchonete ou um lugar bom para ficar esperando seus familiares e amigos. Um exemplo disso é o aeroporto de maringa que embora seja bonito e moderno não possui nada por dentro para passar o tempo.
Aeroporto de Maringá
Outro problema no Brasil é a falta de coisas dentro da área de embarque, após embarcado não existe um restaurante apenas algumas poucas lanchonetes o que é uma pena. As vezes o voo atrasa e você não tem a possibilidade de comer alguma coisa.
Discussão: O que você acha dos aeroportos brasileiros acha que falta área de refeição bem como uma área mais ampla para se passar o tempo? Deixe sua opinião.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Voo: Foz do Iguaçu - Curitiba.
Hoje vim fazer um "flight check" do meu voo curto de apenas 50 minutos. Irei contar como foi esse voo. O voo foi feito pela TAM com um A320 de foz do iguaçu para Curitiba.
Cheguei no aeroporto como sempre 1 hora antes do voo, pela primeira vez a fila do raio-x e do check-in estavam bem pequenas. Já tinha feito o check-in pela internet só precisei despachar a mala que foi bem rápido. Terminando o despacho subi para a área de observação do pátio dos aviões.
Chegando lá em cima peguei um 737-800 da GOL decolando, o avião que eu iria pegar estava 20 minutos atrasado, demorou um pouco mais finalmente ele pousou em foz do iguaçu.
O embarque pra variar uma tremenda zona, tudo desorganizado a fila de passar pelo raio-x muito grande, e os atendentes nenhum pouco preocupado com os passageiros que precisavam embarcar. Depois de passar pela lenta equipe do raio-x embarquei 25 minutos depois do previsto. O embarque foi rápido em pouco tempo as portas já estavam fechadas.
O avião foi rebocado até a pista, seguiu até o final da cabeceira acelerou e decolou, logo depois a decolagem fez um giro 180º sendo possível ver o aeroporto a direita da aeronave, e seguindo rumo a Curitiba. Poucas nuvens o processo de subida foi bem tranquilo.
O serviço de bordo foi bem rápido, como é de costume em voos curtos ofereceram apenas um mix de nuts que eu não gosto acabei ficando mesmo só com a bebida.
40 minutos depois já estávamos descendo e foi possível ver Curitiba. Durante o processo de descida Curitiba se encontrava encoberta por nuvens e tivemos uma turbulência bem leve.
O pouso em Curitiba foi bem suave, e foi possível ver o pequeno avião da pluna esperando a gente liberar a pista para ele decolar. Logo chegamos no pátio e sai pra pegar as malas.
Darei algumas notas do que eu gostei e não gostei da viajem.
Reserva: 10 Fiz na loja da tam foi muito simples.
Check-in: 10 Hoje tinha pouca fila mas eles foram bem rápidos.
Comida: 5 É satisfatória pra viajem curtas mas deveria ter ao menos 2 opções.
Bebida: 10 Uma grande variedade de bebidas.
Sistema de entretenimento: 0 Esse voo não teve nenhum vídeo como é de costume nos voos da TAM.
Média: 7,5
Poderia melhorar a comida e faltou algo pra fazer durante o voo, mas no geral o voo foi tranquilo.
Cheguei no aeroporto como sempre 1 hora antes do voo, pela primeira vez a fila do raio-x e do check-in estavam bem pequenas. Já tinha feito o check-in pela internet só precisei despachar a mala que foi bem rápido. Terminando o despacho subi para a área de observação do pátio dos aviões.
Chegando lá em cima peguei um 737-800 da GOL decolando, o avião que eu iria pegar estava 20 minutos atrasado, demorou um pouco mais finalmente ele pousou em foz do iguaçu.
O embarque pra variar uma tremenda zona, tudo desorganizado a fila de passar pelo raio-x muito grande, e os atendentes nenhum pouco preocupado com os passageiros que precisavam embarcar. Depois de passar pela lenta equipe do raio-x embarquei 25 minutos depois do previsto. O embarque foi rápido em pouco tempo as portas já estavam fechadas.
O avião foi rebocado até a pista, seguiu até o final da cabeceira acelerou e decolou, logo depois a decolagem fez um giro 180º sendo possível ver o aeroporto a direita da aeronave, e seguindo rumo a Curitiba. Poucas nuvens o processo de subida foi bem tranquilo.
O serviço de bordo foi bem rápido, como é de costume em voos curtos ofereceram apenas um mix de nuts que eu não gosto acabei ficando mesmo só com a bebida.
40 minutos depois já estávamos descendo e foi possível ver Curitiba. Durante o processo de descida Curitiba se encontrava encoberta por nuvens e tivemos uma turbulência bem leve.
O pouso em Curitiba foi bem suave, e foi possível ver o pequeno avião da pluna esperando a gente liberar a pista para ele decolar. Logo chegamos no pátio e sai pra pegar as malas.
Darei algumas notas do que eu gostei e não gostei da viajem.
Reserva: 10 Fiz na loja da tam foi muito simples.
Check-in: 10 Hoje tinha pouca fila mas eles foram bem rápidos.
Comida: 5 É satisfatória pra viajem curtas mas deveria ter ao menos 2 opções.
Bebida: 10 Uma grande variedade de bebidas.
Sistema de entretenimento: 0 Esse voo não teve nenhum vídeo como é de costume nos voos da TAM.
Média: 7,5
Poderia melhorar a comida e faltou algo pra fazer durante o voo, mas no geral o voo foi tranquilo.
Avião: A320.
Hoje irei falar do A320, pois fiz um voo nele então achei interessante falar do avião o qual peguei hoje se foz do iguaçu até curitiba.
História
O Airbus A320 é uma aeronave comercial para passageiros construído pela Airbus. Em 1981 a companhia anunciou que desenvolveria uma aeronave para rotas de curtas e médias distancias, com capacidade para até 190 passageiros. Seria a primeira aeronave do consórcio de fuselagem estreita, o primeiro produto para rotas curtas de menor densidade. Desde 1977 a Aerospatiale estudava uma aeronave com estas características, sob a designação AS.200. Um conceito de sub-família foi estudado, variando basicamente o comprimento da fuselagem, internamente conhecidos como SA-1, SA-2 e SA-3.
O SA-1 viria a tornar-se o A320 para 162 passageiros, nas versões -100 e -200, com pesos e alcances e diferentes. Lançado oficialmente em 1984, o A320 foi encomendado pela Air France e British Caledonian. O primeiro protótipo voou em fevereiro de 1987, equipado com dois motores CMF56, e a homologação pela JAA um ano mais tarde, em fevereiro de 1988.
O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial subsônico totalmente comandado pelo sistema FBW (Fly-by-wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks. Além disso, os computadores do avião "assumiriam o comando" da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.
Tanto assim que, no princípio de operações, esse avanço tecnológico provocou pelo menos três acidentes fatais, em que as tripulações "brigaram" com a máquina pelo comando da própria.
Montando o Airbus A320
Especificações Técnicas:
A318-100 | A319-100 / A319LR /A319CJ | A320-200 | A321-200 | |
---|---|---|---|---|
Cockpit crew | Two | |||
Seating capacity | 132 (1-class, maximum) 117 (1-class, typical) 107 (2-class, typical) | 156 (1-class, maximum) 134 (1-class, typical) 124 (2-class, typical) | 180 (1-class, maximum) 164 (1-class, typical) 150 (2-class, typical) | 220 (1-class, maximum) 199 (1-class, typical) 185 (2-class, typical) |
Seat Pitch | 29 in (74 cm) & 30 in (76 cm) (1-class, maximum) 32 in (81 cm) (1-class, typical) 38 in (97 cm) & 32 in (81 cm) (2-class, typical) | 28 in (71 cm) & 30 in (76 cm) (1-class, maximum) 32 in (81 cm) (1-class, typical) 36 in (91 cm) & 32 in (81 cm) (2-class, typical) | 28 in (71 cm) & 29 in (74 cm) (1-class, maximum) 32 in (81 cm) (1-class, typical) 36 in (91 cm) & 32 in (81 cm) (2-class, typical) | |
Cargo capacity | 21.21 m3 (749 cu ft) | 27.62 m3 (975 cu ft) 4× LD3-46 | 37.41 m3 (1,321 cu ft) 7× LD3-46 | 51.73 m3 (1,827 cu ft) 10× LD3-46 |
Length | 31.44 m (103 ft 2 in) | 33.84 m (111 ft 0 in) | 37.57 m (123 ft 3 in) | 44.51 m (146 ft 0 in) |
Wingspan | 34.10 m (111 ft 11 in) | |||
Wing area | 122.6 m2 (1,320 sq ft) | |||
Wing sweepback | 25 degrees | |||
Tail height | 12.51 m (41 ft 1 in) | 11.76 m (38 ft 7 in) | ||
Cabin width | 3.70 m (12 ft 2 in) | |||
Fuselage width | 3.95 m (13 ft 0 in) | |||
Operating empty weight | 39,500 kg (87,000 lb) | 40,800 kg (90,000 lb) | 42,600 kg (94,000 lb) | 48,500 kg (107,000 lb) |
Maximum zero-fuel weight (MZFW) | 54,500 kg (120,000 lb) | 58,500 kg (129,000 lb) | 62,500 kg (138,000 lb) | 73,800 kg (163,000 lb) |
Maximum take-off weight (MTOW) | 68 t (150,000 lb) | 75.5 t (166,000 lb) | 78 t (170,000 lb) | 93.5 t (206,000 lb) |
Cruising speed | Mach 0.78 (828 km/h/511 mph at 11,000 m/36,000 ft) | |||
Maximum speed | Mach 0.82 (871 km/h/537 mph at 11,000 m/36,000 ft) | |||
Maximum range, fully loaded | 3,100 nmi (5,700 km; 3,600 mi) | 3,600 nmi (6,700 km; 4,100 mi) LR: 5,600 nmi (10,400 km; 6,400 mi) CJ: 6,500 nmi (12,000 km; 7,500 mi) | 3,200 nmi (5,900 km; 3,700 mi) | 3,000 nmi (5,600 km; 3,500 mi) |
Take off run at MTOW (sea level, ISA) | 1,828 m (5,997 ft) | 2,164 m (7,100 ft) | 2,090 m (6,860 ft) | 2,560 m (8,400 ft) |
Maximum fuel capacity | 24,210 L (5,330 imp gal; 6,400 US gal) | 24,210 L (5,330 imp gal; 6,400 US gal) standard 30,190 L (6,640 imp gal; 7,980 US gal) optional | 24,050 L (5,290 imp gal; 6,350 US gal) standard 30,030 L (6,610 imp gal; 7,930 US gal) optional | |
Service ceiling | 12,000 m (39,000 ft) | |||
Engines (×2) | Pratt & Whitney PW6000 series or CFM International CFM56-5 series | IAE V2500 series or CFM International CFM56-5 series | ||
Thrust (×2) | 96–106 kN (22,000–24,000 lbf) | 98–120 kN (22,000–27,000 lbf) | 111–120 kN (25,000–27,000 lbf) | 133–147 kN (30,000–33,000 lbf) |
Discussão: O que vocês acham desse avião? Já voaram nele, conte-nos sua experiência.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Linhas Aérea: Azul
A Azul Linhas Aérea foi a empresa que cresceu mais rápido no brasil e no mundo. Usando aviões embraer e com passagens baratas quebrou vários recordes de passageiros transportados. Hoje iremos falar um pouco sobre ela.
Diferença:
A Azul é uma empresa diferente no seu preço, no serviço e no conforto. Suas aeronaves tem um interior muito bem confortável e distribuído além disso o seu serviço de bordo é um dos melhores do Brasil. Com os seus preços acessíveis a todos, muitas pessoas voaram pela primeira vez na Azul. É uma empresa que fez e ainda faz história.
Interior do embraer 190
História
Criada e comandada por David Neeleman, norte-americano nascido no Brasil, que também foi o fundador da companhia JetBlue, dos Estados Unidos.
O início das operações se deu em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é Pedro Janot e seu COO (Chief Operating Officer) é Miguel Dau.
Apesar de nova, já detém cerca de 8,1% de participação no mercado, o que lhe dá a terceira colocação entre as companhias aéreas do país. Tem uma previsão de crescimento de modo a elevar esta participação para até 10% em 2011 e 13% em 2013, quando deverá servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil.
A intenção inicial era de ter uma frota composta exclusivamente de Embraer E-Jets, e para tanto, encomendou 76 aeronaves, sendo 36 encomendas confirmadas e 40 com opção de compra e direito de compra. Porém, em 2009, sentindo a necessidade de atender cidades menores com voos de pequenas distâncias, encomendou aviões ATR-72, que entraram em operação a partir de 2010.
A Azul é a empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados no mundo, com menos de 8 meses de operações, no dia13 de agosto de 2009. O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways, que havia conquistado essa marca com apenas 10 meses de vida.
Outro recorde alcançado pela Azul em 2009 foi transformar-se na primeira linha aérea do mundo em transportar mais de 2 milhões de passageiros durante seu primeiro ano de operações.
Também foi a primeira a atingir a marca de 5 milhões de passageiros em menos de dois anos.
Em agosto de 2009 a empresa lançou a Azul Cargo, de modo a utilizar as aeronaves para o transporte de mercadorias, mas com a intenção de no futuro operar com Boeings 737 e 757.
Nos anos de 2009 e 2010 a Azul foi eleita a empresa aérea mais pontual do Brasil.
Frota:
Aeronave | Total | Pedidos | Opções | Passageiros | Notas |
---|---|---|---|---|---|
ATR 72-200 | 8 | – | – | 70 | |
ATR 72-600 | 3 | 29 | 10 | 70 | |
Embraer 190 | 10 | – | – | 106 | |
Embraer 195 | 28 | 11 | 20 | 118 | |
Total | 49 | 40 | 30 |
Extras:
Vídeos:
Azul decolando de campinas
Assinar:
Postagens (Atom)