Cmte. Luiz: Ok... 34 anos, comecei em 1995 logo que retornei para o Brasil depois de um intercambio para estudantes (morava no EUA). Quando retornei fui encaixado no ultimo ano do colegial sem a menor idéia do que queria ser. Para manter o ingles fluente decidi fazer aulas de conversação em uma escola perto de casa, em um desses papo o professor comentou sobre um curso de pilotos no Aeroclube de SJ dos Campos, fomos lá conhecer e decidimos fazer ao menos o teórico. Infelizmente quando na hora de tirar o CCF de PP eu passei e ele não passou... assim começou a minha historória. Continuei com as aulas de vôo e quando ví ja era instrutor no proprio Aeroclube de SJ....
André: como foi a reação da família e amigos te apoiaram?
Cmte. Luiz: Antes de mais nada dispenso qualquer um de me chamar de comandante, meu nome é Luiz. Sou da teoria que hoje estou comandante, e pode ser que um dia não esteja, dessa forma pode ser Luiz pois sempre serei Luiz independente de onde esteja trabalhando!rs
André: Isso aí todo mundo que assiste o canal do youtube chame o Luiz de Luiz e não de comando! Então o que sua família acha de você ser piloto e achava no começo?
Luiz: Venho de uma familia onde sempre foi tradição fazer uma boa faculdade pública, meu pai se formou engenheiro no ITA para você ter uma idéia. Então logo de cara a familia interpretou minha vontade como algo passageiro, meio como se eu tivesse decidido seguir carreira no teatro!rs. Mas, sempre deram todo o tipo de apoio, moral e principalmente financeiro, coisa que infelizmente é fundamental no inicio de carreira, não existe uma escola pública de aviadores, tem que sair tudo do seu bolso ou tentar uma carreira na FAB. Aos que não tiveram a "sorte" de ter alguem para dar esse suporte financeiro, sempre recomando fazer o curso de comissário de vôo, é rapido, bem mais barato e o salario permite pagar pelas horas necessarias para encontrar seu primeiro emprego. Outro ponto importante, aviador tem que gostar do que faz, pode até não levar muito jeito para a coisa mas, se não gostar não aguenta o dia a dia da profissão, principalmente pelo alto "preço social" que ela cobra.
André: E ai qual foi o primeiro avião?
Luiz: Logo depois de virar instrutor no aeroclube surgiu uma oportunidade de voar um Seneca para um empresario, para mim era a realização de um sonho, pela primeira vez iria voar profissionalmente para alguém. Voei por quase um ano quando finalmente uma empresa regional me chamou para a entrevista, era a Interbrasil STAR, uma regional da Transbrasil... Foi tudo bem e na semana do Natal de 1998 eu fazia o meu primeiro voo em uma linha aérea... Infelizmente não vou saber te dizer para onde foi, estava tão perdido no meio daquela correria absurda que até hoje só sei que foi Guarulhos para algum lugar "Preto", ou Ribeirão Preto ou SJ do Rio Preto... achei que nunca iria conseguir acompanhar tal correria... hoje dou risada disso e sei que todo mundo passa por isso no primeiro voo de linha aérea.
André: Normal a primeira vez é sempre especial. Rs. Você fez aula de voo com qual avião?
Luiz: O aeroclube utilizava o AB115, o qual apelidávamos de Airbus... nunca imaginando q um dia poderia vir a voar um Airbus de verdade...
André: Como você foi parar na empresa que está hoje?
Luiz: Quando a InterBrasil faliu junto com a Transbrasil foi o caos na aviação pois logo depois a VASP parou também. Me vi desempregado junto com Comandantes Master de MD11 que saiam no tapa para voar qualquer monomotor de fazendeiro.... dessa maneira passei a dar Ground School de EMB-120 Brasila na Embraer. Fiquei 4 anos e posso dizer que até consegui uma evolução dentro da empresa, passei a ministrar instrução no simulador de vôo e fazia tambem alguns voos entre São Jose dos Campos e Gavião Peixoto onde na época a Embraer tinha recem inaugurado sua nova "filial". Depois de 4 anos decidi que era hora de voltar para o mercado de trabalho, em poucas semanas fui contratado como co-piloto de A320, na época deveria ter aproximadamente umas 3000h. Desde então fiz carreira dentro da empresa. Tive sorte de pegar um bom período de crescimento e depois do A320 fui promovido para o A330 onde fiquei apenas 1 ano como co-piloto e logo voltei para o A320 como comandante. Aí sim é quando um aviador se sente plenamente realizado....
Foto do luiz
André: Falando ai dos Airbus os pilotos sempre reclamam um pouco do airbus porque é muito automatizado quando você foi trabalhar com eles ouviu muito disso ou nem se preocupou?
Luiz: Sou suspeito para falar. Gosto de tecnologia e acho q ela esta aí para ajudar. Mas, como tudo que é fabricado pelo homem pode sim apresentar defeito, e é justamente para isso que estamos lá... gosto muito de dizer na verdade o piloto não é pago pelo que ele faz, e sim pelo que ele é treinado e capaz de fazer quando as coisas não saem como planejado.
André: É canhoto ou destro?
Luiz: Sou destro... mas isso não influencia na pilotagem, em poucas semanas é possivel um piloto se adaptar facilmente ao lado direito ou esquerdo da aeronave..
André: Isso que eu queria perguntar no airbus o COP usa o braço direito e o CMD o esquerdo para pilotar, tem alguma diferença?
Luiz: Nada... como disse é de fácil adaptação... Diria que é muito mais difícil um instrutor de aeroclube se adaptar a voar atrás com o aluno na frente do que trocar de lado em um Airbus...
André: Agora, qual o seu avião favorito aquele de infância que você via e sonhava em entrar dentro dele?
Luiz: Trator voa? Quando era criança era fascinado por tratores.... então como disse meio que cai de paraquedas na aviação... mas o sonho mesmo é o 747, como 99% dos aviadores do mundo. O 1% que resta são os aviadores que compraram seus próprios aviões, esses sim são espertos!rs
André: Momento descontração TRATOR VOANDO http://www.youtube.com/watch?v=nIHyZtHZXBg
Luiz: Realmente... trator voa...rs Não sabia disso!! Talvez tivesse tentado a carreira de piloto de trator!rs
André: Eu admito que eu sempre gostei de avião mas, além do 747 eu também tinha paixão pelo 777 em vários documentários que via sobre ele na discovery channel.
Luiz: Realmente é um avião mais moderno, etc... Mas, não adianta! Ainda acredito na frase "avião bonito voa bem", e ta pra nascer uma aeronave mais bonito do que o 747...
André: Não tinha como o airbus A380 ser mais feio do que ele é (sério gente parece uma baleia deformada que voa).
Luiz: Concordo... mas, em termos de beleza nada é mais imponente do que um A330 na aproximação final... parece um águia com as garras afiadas indo pegar sua presa.... Já no chão o 747 é mais imponente...
André: Como surgiu a vontade de fazer vídeos e divulgar no youtube?
Luiz: Na verdade me inspirei no videos do Cmte Rodigo David, ja éramos conhecidos e fiquei impressionado com a qualidade das imagens, achei que era algum equipamento grande e profissional, quando descobri que era uma "micro" camera decidi comprar uma e começar a filmar, mas apenas para um arquivo pessoal, logo decidi compartilhar com alguns amigos e familiares... sem querer de um dia para outro algumas imagens "vazaram" em um forum de aviação e o número de acessos "explodiu", desde então o canal vem tomando forma, fiz alguns filmes de divulgação mas, não é e nunca será algo voltado para o lado lucrativo, é apenas um hobby e um prazer pessoal poder reunir os amantes da aviação em um lugar onde podemos trocar ideias e tirar dúvidas.
André: Vamos falar um pouco dos nosso aeroportos você que já foi pra fora do país acha que o governo algum dia vai tomar vergonha na cara e reformá-los?
Luiz: Sou desiludido com o país como um todo... se fossem apenas os aeroportos... sinceramente eu não saberia nem por onde começar a arrumar o país... Fazer qualquer tipo de comparação com outros países é inútil neste momento, procuramos fazer sempre o melhor possível com os recursos que temos... pistas estão sendo reformadas, aeroportos ampliados (mesmo que de maneira provisória)... mas, estamos ao menos 30 a 40 anos atrasados em relação a países desenvolvidos, em todos os sentidos... aviação é uma gota neste imenso oceando de problemas brasileiros.
André: Entendo mas, em 2014 teremos uma copa e as pessoas não irão vir de barco nem de carro será que os aeroportos vão dar conta?
Luiz: Infelizmente vou ter que dizer o que ninguém gosta de ouvir... SIM VAI DAR CERTO! Sabe por quê? Porque somos um povo extremanete flexível e criativo... e o triste nisso tudo é que perderemos a oportunidade de progredir, soluções provisórias serão criadas, regras serão flexibilizadas e tudo vai sair nota 10!!! Mas, a oportunidade de crescimento e desenvolvimento será perdida... essa é a minha opinião.
André: Qual aproximação você acha a mais bonita?
Luiz: A mais bonita do mundo é a 02 do SDU em um belo dia de sol... fiz apenas como co-piloto, apenas observando a perícia do comandante ao lado e tentando entender como aquilo parecia facil para ele... talvez um dia tenha a oportunidade de pousar lá como comandante, será com certeza um outro marco na carreira.
André: Algo a dizer a todos que estão lendo essa entrevista?
Luiz: Pergunte para si mesmo se esta disposto a pagar o preço que a aviação cobra dos seus profissionais, parece cliche mas, a aviação não é uma profissão onde você bate o cartão e vai aproveitar o final de semana com a familia, é um estilo de vida. Se a resposta for sim faça apenas duas coisas, não desista que vc vai chegar lá com certeza.... E treine o seu inglês!
André: Um abraço a todos que estão lendo e um agradecimento ao Luiz que nos deu essa entrevista, obrigado a todos voces!
Não se esqueçam de visitar o canal do Luiz: http://www.youtube.com/user/baixadoetravado
A parada é supimpa tá ligado ?
ResponderExcluirmto bom! parabéns
ResponderExcluirParabéns, excelente reportagem.
ResponderExcluirnão desista que vc vai chegar lá com certeza.... E treine o seu inglês!
ResponderExcluirMUITO bom ver isso! passamos por muitas barreiras e isso que da animo pra não desistir.
Não e muito caro o curso e as horas de vôo?
ResponderExcluirAviação é algo que apaixona, deslumbra, encanta os nossos olhos, desperta a curiosidade pela sua imponencia e complexidade, nos faz viver observando o mundo por um angulo pouco conhecido. Parabéns André pela entrevista, e meus sinceros agradecimentos ao Cmte. Luiz pelos vídeos e informações postados no "baixado e travado" que tantas vezes me ajudou a conhecer e entender procedimentos executados na aeronave e torre de controle, antes durante e após o voo. Meu grande hobby é FSX - Flight Simulator X, onde experimento um pouco o grande prazer de comandar aeronaves.
ResponderExcluirJOÃO COELHO (FORTALEZA/CE)
Poxa..Adoro os vídeos do Baixado e Travado.Gosto muito de aviação.Genial a idéia de colocar uma câmera na cabine e contemplar o trabalho das duplas em episódios.Desmistifica o trabalho.
ResponderExcluirO comandante Luiz é inteligente,focado, aventureiro(no melhor sentido da palavra pois trabalhar nas alturas é preciso esse requisito)metódico e simpático.Uma pena o fim do programa.
Parabéns ao André pela iniciativa da entrevista, e ao Luiz(como ele gosta de ser chamado) por ter chegado onde ele está.
ResponderExcluirQuando o Luiz falou:
Pergunte para si mesmo se esta disposto a pagar o preço que a aviação cobra dos seus profissionais, parece cliche mas, a aviação não é uma profissão onde você bate o cartão e vai aproveitar o final de semana com a familia, é um estilo de vida. Se a resposta for sim faça apenas duas coisas, não desista que vc vai chegar lá com certeza.... E treine o seu inglês!
Foi dai que me motivei a realmente estudar, para, ser um piloto comercial, que é meu sonho!
Lucas Fortaleza/Ce
Tem um meio de entrar em contato com ele? O Luiz foi quem me motivou a entrar para a aviação, tenho o dever de agradecer a ele, se tiver o email dele, por gentileza me passa?
ResponderExcluirParabens pela entrevista e ao Luiz. O Luiz atraves da sua simpatia, profissionalismo nos coloca cada um de nos apaixonados pela aviacao como se estivessemos na "cadeirinha de tras" do comandante observando procedimentos tecnicos e em outros videos apenas para se deslumbrar com o visual. E por fim, quase tudo em ingles algo que tambem domino e os videos tambem sao fonte de estudo tanto no idioma quanto na aviacao e....apesar dos meus 45 anos, piloto virtualmente seguindo procedimentos, cartas e pretendo me formar PP mas sem pretencoes de pilotar comercialmente, isso so na outra encarnacao. Parabens queria me comunicar com o Luiz para tirar algumas duvidas bem especificas de A320, FMGS entre outras. Um abraco. .
ResponderExcluirAlém de ser um excelente comandante, é carismático, simples e objetivo. Pena que ele decidiu parar com as atividades. Baixei todos os vídeos deles porque são verdadeiros tutoriais de procedimentos e uma aula prática de inglês instrumental. Espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente, porque sou fã do Luiz. Não sei se consigo ser piloto, mas não pretendo desistir fácil. Se um dia eu chegar lá, espero poder agradecê-lo por tudo que fez por mim e por essa nova geração de pilotos, pois, pelos vídeos dele você já nota que é um profissional de alto gabarito e uma pessoa de caráter extremamente polido. Parabéns pela reportagem!
ResponderExcluirAlém de ser um excelente comandante, é carismático, simples e objetivo. Pena que ele decidiu parar com as atividades. Baixei todos os vídeos deles porque são verdadeiros tutoriais de procedimentos e uma aula prática de inglês instrumental. Espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente, porque sou fã do Luiz. Não sei se consigo ser piloto, mas não pretendo desistir fácil. Se um dia eu chegar lá, espero poder agradecê-lo por tudo que fez por mim e por essa nova geração de pilotos, pois, pelos vídeos dele você já nota que é um profissional de alto gabarito e uma pessoa de caráter extremamente polido. Parabéns pela reportagem!
ResponderExcluirAlém de ser um excelente comandante, é carismático, simples e objetivo. Pena que ele decidiu parar com as atividades. Baixei todos os vídeos deles porque são verdadeiros tutoriais de procedimentos e uma aula prática de inglês instrumental. Espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente, porque sou fã do Luiz. Não sei se consigo ser piloto, mas não pretendo desistir fácil. Se um dia eu chegar lá, espero poder agradecê-lo por tudo que fez por mim e por essa nova geração de pilotos, pois, pelos vídeos dele você já nota que é um profissional de alto gabarito e uma pessoa de caráter extremamente polido. Parabéns pela reportagem!
ResponderExcluirAlém de ser um excelente comandante, é carismático, simples e objetivo. Pena que ele decidiu parar com as atividades. Baixei todos os vídeos deles porque são verdadeiros tutoriais de procedimentos e uma aula prática de inglês instrumental. Espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente, porque sou fã do Luiz. Não sei se consigo ser piloto, mas não pretendo desistir fácil. Se um dia eu chegar lá, espero poder agradecê-lo por tudo que fez por mim e por essa nova geração de pilotos, pois, pelos vídeos dele você já nota que é um profissional de alto gabarito e uma pessoa de caráter extremamente polido. Parabéns pela reportagem!
ResponderExcluirAlém de ser um excelente comandante, é carismático, simples e objetivo. Pena que ele decidiu parar com as atividades. Baixei todos os vídeos deles porque são verdadeiros tutoriais de procedimentos e uma aula prática de inglês instrumental. Espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente, porque sou fã do Luiz. Não sei se consigo ser piloto, mas não pretendo desistir fácil. Se um dia eu chegar lá, espero poder agradecê-lo por tudo que fez por mim e por essa nova geração de pilotos, pois, pelos vídeos dele você já nota que é um profissional de alto gabarito e uma pessoa de caráter extremamente polido. Parabéns pela reportagem!
ResponderExcluirCara esse Comandante e demais cara sou seu fá mesmo estou levando voce como um espelho na minha vida sucesso luiz
ResponderExcluirCara esse Comandante e demais cara sou seu fá mesmo estou levando voce como um espelho na minha vida sucesso luiz
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