Hoje vou falar de um assunto polêmico para os que viajam de avião que é o serviço de bordo. Saímos do tempo que voar de avião era um luxo de poucos, que serviam comidas finas em aviões. Hoje normalmente nos dão um amendoim.
Exemplo de serviço anteriormente da Varig
Outro seguimento que está tomando força no Brasil é a venda de comidas, isso é comum nos EUA e na EUROPA, segundo as empresas aéreas se você vende a comida a passagem fica mais barata, visto que você não vai ter que pagar por algo que não vai consumir. No Brasil a GOL e Webjet fazem esse serviço de venda de comida e bebidas.
As outras companhias aéreas continuam servindo normalmente como é o caso da Azul e da Avianca, que são consideradas as empresas com os melhores serviços de bordo do país. Outra empresa que está investindo da melhora de seu serviço de bordo é a TAM que deverá reformular todo o seu cardápio para 2012.
Não há como negar que devido a popularização do serviço aéreo tiveram que fazer cortes para o serviço ficar rentável. Então comidas luxuosas foram trocadas por comidas simples e baratas, na maioria da vezes surgindo entre parcerias das empresas aéreas e seus fornecedores. Tendo assim o melhor custo benefício para as mesmas.
Isso não é ruim, afinal com a introdução dos jatos o tempo total das viagens foi reduzida, e assim fazendo o serviço de bordo não ser de grande importância. Graças a todas as reduções de gastos hoje é possível voar por menos de 100 reais, o que seria impossível a 20 anos atrás. É muito gratificante cada dia ver mais e mais pessoas voando pela primeira vez.
Discussão: O que você acha do serviço de bordo brasileiro? Concorda com a venda de comidas e bebidas? Dê sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário