terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Linhas Aéreas: GOL

HISTÓRIA

Gol Transportes Aéreos é uma companhia aérea Brasileira. Foi criada em 15 de Janeiro de 2001 em São Paulo, Brasil. A companhia é presidida porConstantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil.
O conceito "low-cost/low-fare" adotado pela companhia em sua fundação (inspirado na pioneira Southwest Airlines) não é mais presente, pois possui preços de alguns trechos equivalentes, ou até maiores à sua principal concorrente, a TAM Linhas Aéreas. Juntas, as duas companhias aéreas possuem mais de 80% do mercado nacional, ao passo que a Gol possui menos de 30% dos voos internacionais. Seu principal destino fora do país é Buenos Aires, tendo vários voos diários partindo de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba via Assunção.

Evolução

2001

O primeiro voo da empresa aconteceu em 15 de janeiro de 2001. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes fechou seu primeiro ano com prejuízo de R$ 5,4 milhões (maior parte dele devido à crise de credibilidade gerada após os Atentados de 11 de setembro), mas recuperou-se nos anos seguintes, obtendo um lucro líquido de R$ 3,98 milhões em 2002, e fechando 2003 com um lucro líquido de R$ 113 milhões.

2004

Ao final de 2004, a empresa inicia seus voos internacionais entre São Paulo e Buenos Aires. Obtém lucro líquido de 317.480 milhões de reais. Faz grande encomenda de 101 aeronaves Boeing 737-800SFP ((Short Field Perfomance) aeronave para operar em pistas curtas) à fabricante americana Boeing.


2005

Em 2005, iniciou novos voos com destino à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Se tornou a única companhia aérea brasileira a voar para todas as capitais. Obteve lucro líquido de R$ 513,2 milhões.

2006

Em 2006, recebeu o primeiro da encomenda de 101 novos aviões SFP, o Boeing 737-800SFP de Prefixo PR-GTA chegou em Julho de 2006 e foi batizado de Time de Águias para homenagear o time da GOL e também começou a operar voos diários para Santiago, no Chile. No dia 15 de setembro de 2006, a empresa inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo desta inauguração foi que a empresa já possuía um razoável número de aeronaves e decidiu fazer a manutenção de seus aviões por conta própria.
Em 29 de setembro de 2006, às 16:48h, um Boeing 737-800 SFP (Short Field Performance) da companhia, prefixo PR-GTD, com 154 pessoas a bordo e 234 horas de voo, desapareceu do radar do Controle de Tráfego Aéreo enquanto cumpria a etapa Manaus (MAO) – Brasília (BSB) do voo GLO1907, cuja rota era Manaus (MAO) – Brasília (BSB) – Rio de Janeiro (GIG).
As primeiras informações, apuradas na noite do dia 29, indicavam queda decorrente do choque da aeronave com um Embraer Legacy que fazia seu voo de entrega a um cliente estadunidense. O Legacy avariado conseguiu fazer um pouso de emergência em um campo de provas da Força Aérea Brasileira localizado na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso (Pará).
Aproximadamente às 09:00hs do dia 30 de setembro, os destroços do 737-800 foram encontrados 200 km a sudoeste de Peixoto de Azevedo, Mato Grosso, em uma região de selva densa e de difícil acesso. O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias, devido ao mais grave acidente, até então, da história da aviação civil do Brasil e o primeiro com vítimas envolvendo o modelo 800, o mais moderno da linha Boeing 737.
O avanço das equipes militares de resgate segue lento, devido à geografia e vegetação do local. Soldados abriram clareiras na mata para que helicópteros conseguissem ter acesso aos destroços, que são procurados em uma área de cerca de 20 km² do possível local do acidente. Fontes do Exército brasileiro que se encontram no local relataram uma grande quantidade de corpos mutilados — por esse motivo, a identificação dos passageiros deve demorar meses. Vítimas encontradas a cerca de meio metro de profundidade e distantes dos demais destroços indicam que o avião pode ter se fragmentado logo após o choque, caindo em pedaços desde 11 mil metros de altura. Segundo a FAB, todas as 154 pessoas, sendo 6 tripulantes e 148 passageiros morreram no local, causando, na época, o maior desastre aéreo da aviação brasileira. 




2007

Em 2007, a empresa iniciou voos para a cidade peruana de Lima. No Brasil a empresa passou a voar, em março, para Marabá (Pará). Em dezembro, a companhia iniciou voos para Presidente Prudente, no estado de São Paulo, considerada a "capital do Oeste Paulista".
No mesmo ano, a Gol alcançou 39,5% de participação no mercado doméstico e 14,2% de participação no mercado internacional de voos, sendo a segunda maior companhia aérea do Brasil. O quadro de funcionários da companhia beira a casa dos 13 mil colaboradores. O lucro líquido da Gol, durante o ano de 2007, foi de R$ 268,5 milhões. No primeiro trimestre de 2008, contudo, o lucro líquido teve queda de R$ 74 milhões.

Compra da Varig


Boeing 737-800 VRG Linhas Aéreas
Em 28 de março de 2007, a Gol comprou da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como a "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN.
Foi anunciado o fim do serviço de primeira classe naquela empresa, bem como planos de incorporação de aeronaves à sua frota. O negócio foi fechado por U$ 320 milhões, sendo que o pagamento foi feito, em parte, com 10% do caixa da Gol (U$ 98 milhões), a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas, que representam 3% do total de papéis da companhia e o compromisso da Gol de honrar R$ 100 milhões em debêntures (títulos de empresas), já emitidos pela VRG ("nova" Varig). A Gol deixou sua antiga razão social, GOL Transportes Aéreos S.A., e tornou se junto com a Varig uma só empresa, a VRG Linhas Aéreas S.A., depois que o processo de fusão com a Varig deu-se como encerrado.

2008

Em janeiro de 2008, a Gol iniciou suas operações para Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.
Em 25 de março de 2008, a Gol suspendeu os voos para duas cidades do interior de São Paulo, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Segundo comunicado divulgado pela empresa, a decisão foi tomada devido à redução de horários para pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas (zona sul da capital paulista), de onde partiam quase todas as rotas extintas (o voo entre Cuiabá e Rio Preto foi igualmente suspenso). A empresa atribui ainda o fim das operações nas duas cidades, onde concorria com a TAM, à suposta baixa demanda. Analistas atribuíram o enxugamento ao mau resultado da GOL no primeiro trimestre de 2008, com prejuízo de R$ 74,1 milhões, contra lucro de R$ 91,58 milhões obtido em igual período de 2007, mas, no ano de 2009, se recupera e obtém lucro líquido de R$ 890,2 milhoes.
Em 2008, a empresa teve um prejuízo de R$ 1,4 bilhão.

2010

Uma falha na software para a escalação dos tripulantes da Gol foi responsável por 70% dos atrasos em todos os voos domésticos no país em 2 de agosto de 2010. Dos 818 voos domésticos da companhia, 430 (52,6%) atrasaram por falta de tripulação, causando um efeito cascata de atrasos. Em 4 de agosto de 2010, foi anunciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que a Gol receberia uma multa de R$ 2 milhões, equivalente aos atrasos e às mais de 1000 reclamações geradas pelos passageiros.
Em setembro de 2010 a NOAR Linhas Aéreas fechou uma parceria com a Gol. O acordo prevê a comercialização dos bilhetes da NOAR em todos os canais de venda da Gol.
Novembro de 2010: A Gol anuncia um acordo para a compra de até 30 Boeings 737-800, sendo 20 deles como pedidos firmes, que serão entregues entre 2014 e 2017. Com isso, a Gol aumenta o número de pedidos firmes para 104 aeronaves e fica com 40 opções de compra. A entrega dessas aeronaves começará em 2014 e deve ir até 2017.
Dezembro de 2010: A Gol fecha acordo comercial com a Passaredo Linhas Aéreas. Com o negócio, a Gol incorpora à sua malha as cidades paulistas de Marília, Ribeirão Preto, São José de Rio Preto, Barreiras,Vitória da Conquista, no estado da Bahia, além do município de Ji-Paraná, em Rondônia. De acordo com a Gol, a Passaredo, que opera 103 voos em 20 destinos no Brasil, teve um crescimento de 130,89% no ano passado.

2011


Boeing 737-800 nova aeronave da Gol com design Sky Interior
Janeiro de 2011: A Gol Linhas Aéreas e a Qatar Airways anunciaram dia 06/01/2011 a assinatura de um acordo de code-share. O acordo permitirá à companhia aérea nacional do Estado do Catar a colocar seu código nos voos oferecidos pela Gol para 48 destinos brasileiros a partir de São Paulo. Em efeito, a Qatar Airways oferecerá novas opções de conexões aos seus clientes. Já para a Gol o acordo representa mais um canal de vendas, o que garantirá um aumento no fluxo de passageiros e consequentemente da ocupação dos seus voos.
As duas companhias também não descartam a possibilidade de assinarem um acordo de programa de milhagens, pelo qual participantes do Smiles, da Gol, e do Privilege Club, da Qatar Airways, poderiam acumular e resgatar milhas nos voos de ambas as empresas.
Março de 2011: A Gol pela primeira vez, passou a ser a líder no mercado doméstico. Segundo os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a Gol fechou o mês de fevereiro uma uma participação de 39,77% de market share doméstico enquanto sua concorrente direta, a TAM, ficou com 39,58%. Em janeiro, a Gol obteve 37,27% contra 43,35% da TAM, o que significa um aumento de 2,5% na participação da Gol, ante uma queda de 3,76% da concorrente no mercado doméstico.
A Gol/VRG obteve 12,92% de participação no market share internacional e melhorou seu aproveitamento (LF) comparado com o mês anterior. Os analistas apontam a compra da TAP pela Gol. Os Constatinos mantém contato com o presidente da TAP, Fernando Pinto (que já foi presidente da Varig), desde outubro de 2010. O governo português afirma concluir a venda da TAP até o final de março deste ano. Com a compra da TAP, o lucro da Gol subiria de R$ 6 bilhões para mais de R$ 10 bilhões e a frota saltaria das atuais 122 para 191 aeronaves, aproximando-se do grupo concorrente, a LATAM (resultado da fusão entre LAN e TAM) que possuem uma frota de 229 aeronaves.
Julho de 2011: A Gol anuncia a aquisição da companhia aérea Webjet, por um valor de R$ 96 milhões.
Em 2011 a empresa foi obrigada a pagar R$ 5.450 por danos morais por conta de um bilhete que não existiu.
Em 7 de dezembro de 2011 foi anunciado acordo com a Delta Air Lines para investimento de US$ 100 milhões no capital da Gol. A companhia aérea norte-americana Delta Air Lines passará a ter entre 2,9% e 3% de participação acionária na empresa brasileira, informou o presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino Oliveira Junior.

2012

Janeiro de 2012 : O jornal Brasil Econômico afirma que a Gol vai reativar a marca VARIG para voos internacionais de longa distância para EUA e Europa. Segundo a reportagem, a companhia aérea pretende ficar com as aeronaves que a GulfAir, do Bahrein, encomendou à Boeing, mas desistiu de comprar. São todas modelos Boeing 787 Dreamliner com capacidade para transportar até 380 Passageiros, com a volta da marca VARIG,a Gol faria frente a expansão da TAM no mercado internacional. A Gol não confirmou a informação.

FROTA
AeronaveTotalPedidosPassageirosInformações
JYTotal
Boeing 737-700430144144Operando com cores da Gol e Varig.
Boeing 737-8008010816
0
0
154
178
187
170
178
187
Operando com cores da Gol e Varig, alguns das Varig usado em rotas internacionais.


Extras

Vídeos:
Gol Linhas Aéreas

Os Simpsons na Gol


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